Tabule é uma salada feita de triguilho (tipo trigo de quibe), tomate, alface, cebola, pepino e sempre temperada com hortelã. Uma salada árabe que conquistou o mundo, e ultimamente ganhou uma versão “sem glúten” ao trocar o tradicional triguilho por quinoa cozida.
Particularmente gosto muito das duas versões, mas para trazer pra vocês eu fiz essa versão mais recente com quinoa – e ficou uma delícia. Salada fresca, boa para uma janta leve ou um almoço rápido, um prato completo por ele mesmo, e fica melhor ainda com uma regada de um bom azeite de oliva. Ah, quase esqueci da melhor parte: é muito rápida e fácil de preparar.
TABULE DE QUINOA
Ingredientes:
1 xícara de quinoa cozida
1 pepino japonês cortado conforme sua preferência
15 tomates cereja cortados ao meio
1 cebola roxa pequena picada
5 folhas de alface
2 ramos de hortelã
1 ramo de salsinha
2 colheres de sopa de azeite
1 boa pitada de sal
pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo:
1 – Após higienizados e cortados os vegetais, fatie as folhas de alface, hortelã e salsinha.
2 – Misture todos os ingredientes, adicione o azeite, o sal e a pimenta e está pronta a salada.
Receita fácil, né? O que garante que ela seja deliciosa são os ingredientes, quanto mais frescos melhor. Dica: consuma após o preparo, para não soltar água do pepino e do tomate e amargar as folhas. Eu esqueci de colocar a cebola no meu tabule! Realmente um dia depois que eu percebi… fiquei com pena, porque amo cebola nessa salada… então na sua fica a seu critério, com ou sem a cebola, mas com é bem melhor. =)
E aí, gostam desse tipo de receita, rápida e levinha pro dia a dia?